Meu Facebook Meu Instagram Meu Twitter Meu YouTube

NOTÍCIAS

HOME \ NOTÍCIAS

Cratera em Matarandiba na Ilha de Vera Cruz chega a quase 89,5m

Moradores assustados temem que o pior aconteça

PUBLICADO 15/07/2019 ÚLTIMA ALTERAÇÃO 15/07/2019 AUTOR Ascom Deputado Jurailton Santos

Em julho, de 2018, foi identificada uma enorme cratera em meio a uma área de mata nativa, a cerca de 1 km da vila de moradores de Matarandiba, no município de Vera Cruz. A área é explorada Dow Química mineradora, multinacional responsável pela extração de SALGEMA na região.


Preocupado com o bem-estar e a segurança dos 900 moradores da vila, o deputado estadual Jurailton Santos, participou em março de 2019, de uma reunião na Associação Sociocultural (ASCOMAT), que trataria dos possíveis impactos provocados pela cratera, na vila.


Estiveram presentes representantes da Defesa Civil estadual, Bombeiros, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) – Empresa que atua com serviços geológicos no Brasil, Prefeitura Municipal de Vera Cruz, representantes da DOW Brasil e sociedade civil.

Até o momento a Dow informou que ainda não há detalhes das causas da cratera e segue com os estudos para a descoberta “O país já amarga, desastres por conta da negligencia de grandes multinacionais, e nós não podemos presenciar mais uma tragédia anunciada. Vamos cobrar do poder púbico e privado medidas de controle e prevenção de acidentes, para que vidas sejam preservadas”, comenta o republicano.


Ao final do debate, a Defesa Civil Estadual, comprometeu-se a realizar um curso de capacitação em que formará uma brigada civil, que atuará (caso ocorra) em situações de risco, prestando os primeiros atendimentos a população.

Ilha

Matarandiba

Cratera

impactos

moradores

pânico

meio ambiente

VEJA MAIS