Meu Facebook Meu Instagram Meu Twitter Meu YouTube

MEUS PROJETOS

HOME \ MEUS PROJETOS \ Projetos Indicações

Projetos Indicações

Jura solicita“cordão de identificação” para pessoas com deficiência não visíveis

Por uma Bahia mais inclusiva, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, a Indicação n° 26.075/2022, que solicita ao governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a criação de um cordão para identificação de pessoas com deficiências não visíveis na Bahia.

De acordo com a proposição, o “cordão de identificação” tem por objetivo sinalizar quais sejam os indivíduos portadores de deficiências não visíveis, tais como: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Tourette; Fobias Externas; Doença de Crohn; Esclerose Múltipla; Lúpus;  Fibromialgia, dentre outras, a fim de minimizar o sofrimento desse público, que muitas vezes passa despercebido nos ambientes públicos e privados.

Jurailton Santos lembra que o “cordão de identificação” é semelhante ao cordão de girassol implantado no Reino Unido, em 2016, onde uma comunidade internacional denominada de “Hidden Disabilities Sunflowers” foi pioneira na criação de um cordão na cor verde com estampa de girassóis e crachá, para ser utilizado por pessoas com deficiências ocultas.

Por meio de ações de conscientização, os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação do cordão, a fim de disseminar o conhecimento para efetuar um tratamento mais humanizado ao público mencionado. Ainda de acordo com a Proposta, o uso do cordão de identificação é facultativo.

Considera-se pessoa com deficiência não visível, aquela cuja deficiência ou condição neurológica não é identificada de maneira imediata por não ser fisicamente evidente.

 

Inclusão

Cordão

Girassol

Deficiência

Doenças

Não Visivéis

VEJA MAIS